Eleições para conselheiros tutelares – Gestão 2024/2027

“No próximo dia 01 de outubro de 2023, ocorrerão as eleições para conselheiros tutelares – Gestão – 2024/2027 na Escola Municipal EMEF Profª Paula Zangrando. O processo terá início às 8h e término às 17h.

Todos os cidadãos maiores de dezesseis (16) anos terão direito a votar em um (01) candidato, desde que estejam munidos do título eleitoral e de um documento com foto no dia da eleição.

A Prefeitura de Meridiano oferecerá transporte durante a manhã e à tarde para eleitores do distrito do Santo Antônio do Viradouro.

Lembramos que na cabina de votação, não é permitido portar aparelho de telefone celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Esses dispositivos deverão ficar retidos na mesa receptora enquanto o eleitor vota.

Será permitido o uso de instrumentos que auxiliem o eleitor analfabeto a votar, sujeito à decisão do Presidente da Mesa Receptora, que não é obrigado a fornecê-los.

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem ser auxiliados por uma pessoa de sua confiança, mesmo que não tenham feito o requerimento antecipadamente à Comissão Especial Eleitoral.

O Presidente da Mesa Receptora poderá autorizar a entrada dessa segunda pessoa na cabina, permitindo-a inclusive assinalar o candidato preferido. No entanto, a pessoa que auxiliará o eleitor com deficiência não poderá ser o candidato, seu fiscal ou ter participado da campanha do candidato.

Lembramos que não será permitido o voto por procuração.

No total, onze (11) candidatos concorrem a cinco (05) vagas para o cargo de Conselheiro Tutelar de Meridiano. A campanha dos candidatos está autorizada desde o dia 05 de setembro.

Este processo eleitoral é administrado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA, com supervisão direta de uma Comissão Especial Eleitoral constituída para o pleito, com o apoio da Prefeitura de Meridiano. Além disso, o Ministério Público da Infância e Juventude da Comarca de Fernandópolis e a Justiça Eleitoral, por meio do Cartório Eleitoral de Fernandópolis, acompanham todo o processo.