Semana de Mobilização Contra as Arboviroses

Semana de Mobilização Contra as Arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, tais como Zika, Dengue e Chikungunya. O tema da Campanha deste ano é “Todo dia é dia de combater o mosquito”, visando incentivar as pessoas a se atentarem ao assunto e devido o período de chuvas e casos suspeitos e positivos de DENGUE, a Secretaria Municipal de Saúde organiza uma intensificação no combate a essas doenças durante o período dos dias 30 de janeiro até o dia 3 de fevereiro de 2023 onde os Agentes de Saúde e Agentes de Endemias estarão realizando a visita nas residências de Meridiano e Povoado do Santo Antonio do Viradouro.

Para evitar a proliferação do mosquito que transmite as arboviroses, é necessário constantemente que o morador fique atento a sua residência, tomando cuidado para eliminar possíveis criadouros do mosquito; como, por exemplo, cobrir ou armazenar recipientes que possam acumular água parada, eliminar as águas dos vasos de plantas, limparem calhas e canos entupidos etc.

A Saúde recomenda que, caso o paciente apresente dois ou mais sintomas dessas doenças, como febre intermitente, dor de cabeça, dores atrás dos olhos, dores nas costas, pernas e articulações, dor ao movimentar os olhos, cansaço extremo, fraqueza muscular, insônia, náuseas, perda de apetite ou vermelhidão na pele, deve procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde.

O secretário Municipal de Saúde e Coordenadores da Equipe Municipal de Saúde pede a gentileza e a participação dos moradores em receber os Profissionais de Saúde em suas residências, desde já agradecemos.