Meridiano participou, no dia 02 de abril, do IV Encontro Estadual do Programa “Município Verde Azul”, no Palácio dos Bandeirantes, e ganhou o selo do “Município Verde Azul” pela segunda vez consecutiva.
Conduzida pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin, e pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, a cerimônia premiou os 159 municípios que aderiram ao Protocolo Verde e que melhor se empenharam na execução das dez diretivas ambientais propostas pelo programa.
Ranking
645 municípios do Estado de São Paulo se inscreveram no Programa “Município Verde Azul” (PMVA), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Deste total, apenas 158 municípios receberam o selo do “Município Verde Azul”.
A cidade de Meridiano obteve a 64ª colocação no ranking, conquistando 86,47 pontos.
Comprometimentos do “Município Verde Azul”
O comprometimento do município de Meridiano é executar, numa gestão compartilhada com o Estado, uma agenda de dez diretivas ambientais:
1. Esgoto tratado – Realizar a coleta e o tratamento de esgoto doméstico;
2. Lixo Mínimo – Eliminar lixões e promover a coleta seletiva e a reciclagem;
3. Mata Ciliar – Ampliar e recuperar as matas ciliares existentes;
4. Arborização Urbana – Planejamento e gestão de áreas verdes municipais;
5. Educação Ambiental – Estabelecer programa de educação ambiental na rede de ensino municipal;
6. Habitação Sustentável – Desenvolver ações estratégicas com conceitos de sustentabilidade em obras e outras atividades municipais;
7. Uso da Água – Implantar programa municipal contra o desperdício de água e estimular a articulação com políticas públicas já existentes;
8. Poluição do Ar – Auxiliar nos programas voltados à qualidade do ar;
9. Estrutura Ambiental – Criar órgão municipal de meio ambiente;
10. Conselho de Meio Ambiente – Constituir o Conselho de Meio Ambiente paritário e deliberativo, envolvendo a comunidade local.
“Meio Ambiente é um assunto tratado com toda a atenção necessária em Meridiano”, observa o prefeito José Torrente Diogo de Farias. “Parabenizo Meridiano, que novamente foi certificada no Programa Município Verde Azul, pelo segundo ano consecutivo”.