AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – ESGOTO TRATADO

Segundo as diretrizes que define os parâmetros para avaliação dos Planos de Ação Ambiental do Projeto Município Verde Azul no exercício de 2017, para a diretiva ESGOTO TRATADO, mais especificamente ET5, dispõe sobre ação de educação ambiental com foco em tornar pública existência e importância da ETE (Estação de tratamento de Esgoto).

O município de meridiano conta com sistema de tratamento de esgoto sanitário, porém o serviço se encontra sob concessão da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, representada no município pelo Engenheiro Evandro Machado de Freitas, este que contribui sempre positivamente para as ações de educação ambiental no município, bem como possui parceria de longa data com o Departamento Municipal de Meio Ambiente, seja através de promoção de ações, bem como fornecimento de água e conhecimento prático e teórico aos alunos. Para tanto foi realizada no dia 04/05/2017 a visita a ETE com alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal EMEF. Profª Paula Zangrando e Povoado do Santo Antônio do Viradouro.

A visita buscou despertar nos alunos conscientização ambiental, bem como trazer o conhecimento prático sobre os assuntos abordados em sala de aula, consolidação do aprendizado e formação de opiniões ambientalmente corretas. Anualmente esta visita é realizada no sentido de que todos os alunos que passam pela rede pública de ensino tenham essa oportunidade, onde a equipe da SABESP, Departamento de Meio Ambiente e Secretaria da Educação, fazem às margens da Lagoa de tratamento uma aula prática, com explanações sobre o sistema de tratamento, bem como seu funcionamento e ainda as consequências do esgoto lançado nos corpos hídricos.

Ao final da visita, fica evidente a sensibilização dos alunos, que interagem com a explanação através de dúvidas que são sanadas pelos técnicos as SABESP, e que no retorno à escola alunos possam consolidar o que absorveram em sala de aula com aquilo que aprenderam na visita, o intuito é que as informações sobre a visita também sejam levadas para casa e que cada aluno envolva os pais e familiares em prol da causa ambiental, através de mudança de atitudes, trazendo cada vez mais a comunidade em defesa do meio ambiente.